Mercado financeiro
O mercado financeiro é um mecanismo que permite a compra e venda, valores mobiliários, mercadorias, câmbio e outros bens.
Existem mercados gerais, onde muitos produtos são comercializados, e mercados especializados, onde apenas uma mercadoria é negociada. Os mercados funcionam colocando muitos compradores e vendedores interessados em um lugar, tornando assim mais fácil se encontrarem uns aos outros. Uma economia que depende principalmente de interações entre compradores e vendedores para alocar recursos é conhecida como uma economia de mercado, em contraste a economia de comando ou com a economia de não mercado, como é exemplo a economia de doação.
“Os bancos de câmbio são instituições financeiras especializadas em operações de compra e venda de moeda estrangeira, transferências de recursos de e para exterior, financiamento de importação e exportação, adiantamento sobre contratos de câmbio e outras operações relacionadas ao câmbio.”
Livro Mercado Financeiro e de capitais, Roberto kerr, Editora Pearson, Capitulo 2 pág. 23
Uma das engrenagens mais importantes, se não a mais importante, para que o mundo seja do jeito que é, é o dinheiro. Ele compra carros, casas, roupas, título e , segundo alguns, só não compra a felicidade. Sendo o dinheiro carregado com toda essa importância, cada país, cada estado e cidade, se organiza de forma a ter seu próprio modo de ganhar dinheiro. Essa organização, aliás, é formada de um jeito em que a maior quantidade possível de dinheiro possa ser adquirida. Há a muito tempo que o mundo funciona dessa forma. Por isso todos os países já conhecem muitos caminhos e atalhos para que sua organização seja elaborada para seu benefício.
Essa tal organização que busca o maior número possível de riquezas é definido por uma série de importantes órgãos do estado. No Brasil, esse órgão formador da estratégia econômicas do país, é chamado de Sistema Financeiro Nacional. Tem, basicamente, a função de controlar todas as