pim 3
A construção da escrita do nome constitui-se para o ser humano uma necessidade básica. O nome da pessoa está sempre nas suas primeiras manifestações da escrita.
As crianças que estão se alfabetizando podem e devem aprender muitas coisas a partir do trabalho com os nomes próprios da classe.
Os três pilares básicos da alfabetização são: oralidade, leitura e escrita e por isso, devem estar interligados desde o primeiro dia de aula. Diante disto, torna-se necessário que se desenvolvam em sala de aula atividades que promovam a socialização da turma através do trabalho com os nomes, proporcionando ao educador o acesso a um instrumento de avaliação que irá detectar o conhecimento prévio que o aluno possui, quando este demonstra suas hipóteses de escrita do nome. Então, é primordial que o trabalho com o nome se inicie num primeiro momento do processo de alfabetização da criança e se estenda por um período de dois meses, podendo ser prolongado conforme a necessidade da turma.
SITUAÇÃO PROBLEMA
Fazer com que as crianças tenham um aprendizado prazeroso, com curiosidades e possibilidades de descobertas, pois na Educação Infantil a preocupação é ensinar e cuidar, ensinar com métodos iniciais que são as letras.
OBJETIVOS Possibilitar o acesso ao conhecimento da leitura e da escrita através de atividades com o nome, estimulando a oralidade dos educandos, criar condições para que os educandos compreendam a leitura e seus significados, através das atividades com o nome.
Possibilitar a integração da turma, através de atividades coletivas, relacionadas aos nomes dos educandos, promovendo a socialização entre os mesmos.
Duração das atividades: 1 Bimestre ou 1 semestre.
ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA AULA:
• Auto-retrato e escrita do nome:
- Distribuir para a turma papel, lápis de cor,