Kaiser
Matéria: Hermenêutica
Prof. Rev. Tarcísio
Aluno: Nelson Giacomini Filho
Resenha do livro Introdução a Hermenêutica Bíblica de Walter C. Kaiser e Moisés Silva.
Introdução à Hermenêutica Bíblica. 2002 Editora Cultura Cristã. Originalmente publicado nos EUA com o título Na introdutcion to Biblical Hermeneutics. 1994 KAISER, Walter C. Jr. e Moisés Silva – Grand Rapids Michigan, 49530. USA.
O livro Introdução á Hermenêutica Bíblica de Walter C. Kaiser Jr. e Moisés Silva, tem como objetivo central, orientar as pessoas que desejam interpretar as Escrituras de forma erudita e bíblica. Através de pressupostos reformados, os autores a analisam, a interpretação das Escrituras dentro de uma perspectiva histórica, literária e teológica, e tendo como pano de fundo a analogia das Escrituras e da fé.
O livro é dividido em quatro partes. A primeira parte da obra são orientações gerais sobre a interpretação bíblica; a segunda aborda os gêneros literários; a terceira diz respeito ao significado e aplicação do texto bíblico. Por último traz alguns desafios que os intérpretes encontram, na interpretação das Escrituras. Os capítulos são escritos individualmente onde cada autor expõe seu pensamento.
Moisés Silva inicia o livro com uma pergunta: Quem precisa de hermenêutica? Desta forma levanta uma questão importante relacionada à interpretação do texto Bíblico, como ler um livro que foi escrito em outra época por outra cultura. Para esta tarefa devemos nos valer de um método conhecido como exegese histórico-gramatical.
No segundo capítulo Walter C. Kaiser Jr. aborda a questão do sentido e do significado, esclarece que a definição de significado mudou em 1946, com a declaração de que seria uma falácia depender daquilo que o autor queria dizer como forma de determinar o significado do texto e cita Hirsch enquanto este afirma ser impossível validar o significado se este não estiver ligado às afirmações verídicas do autor e