Resumo E Fichamento Sarah
Em Busca de Ouro
Embora possa ser associada tanta violência e crueldade às atividades missionárias (em boa parte), foi por meio delas que línguas, povos e diferentes culturas puderam interagir entre si, sendo as culturas transformadas para o bem e para o mal. Nos lugares mais distantes podem ser encontrados templos, mesquitas e igrejas. Pregando a universalidade da fé, as atividades missionárias acabaram por encolher, conectar o mundo. Criaram uma consciência global e conquistaram os mais diversos seguidores que ajudaram na disseminação do budismo, cristianismo e islamismo, que com o advento da TV via satélite e da internet a difusão se tornou mais rápida.
Nos Passos de Buda
Xuanzang monge, estudioso e missionário chinês, responsável pela maior transferência de informação da época, foi um dos dispersores do budismo. Escreveu um relato detalhado das terras que visitou a pedido do então imperador Taizong. Desde que chegou ao Japão o budismo influenciou de tal maneira, que hoje os japoneses são os mais fervorosos difusores da fé budista. Seguindo os desejos de Buda, para que todos fossem iluminados missionários budistas criaram uma linguagem vernácula para atrair pessoas comuns.
Fichamento
EM BUSCA DO OURO
“A disseminação dessas religiões catequizantes colocou em contato comunidades dispersas [...]” (p. 174).
“O proselitismo sempre foi baseado na convicção de universal aplicabilidade da fé. Fosse budismo, cristianismo ou islamismo, havia a crença de que seus ensinamentos eram bons para a humanidade como um todo.” (p. 175).
“Que o Buda parecesse diferente, tivesse vivido muito antes na Índia e falasse uma língua diferente não importava para os devotos de muitas raças. Sua mensagem era universal e atemporal [...]” (p. 175).
NOS PASSOS DE BUDA
“Durante 12 anos, Xuanzang viajou pela Índia, visitando locais sagrados budistas [...]” (p. 178).
“[...] as ruas foram tomadas por multidões ansiosas para colocar os olhos sobre o homem impressionante que