RESUMO E FICHAMENTO FERREIRA GULLAR TERMINAR DE LER A NOITE
PAG 43: segundo parágrafo- A arte é uma das expressões mais genuínas de cada povo e de cada cultura. Mas não apenas isso: A arte constitui nossa memória nossa herança, pois através dela as civilizações nos ensinam e nos constituem como seres humanos.
Pag 105 : cp arte ingênua: A arte é muitas coisas.Uma das coisas que a aarte é, parece, é uma transformação simbólica do mundo.
Na pag: 18 e 19 2 capitulo- a exposição de arte como espetáculo- ele fala que a arte dos anos 50 para os 60 depois desse processo de prolongamento das vanguardas e da saturação que causou, veio a fase da arte performática alem da pintura e escultura na arte.
Da 19 até 21- ele fala da exposição que agora era um “evento” com musica sensações sensoriais sem foco e contemplação da arte, e fala das obras de arte produzidas a rodo como se fossem objetos industriais, e no começo ele citou um artista mexicano que fez 1.500 peças em apenas um ano. E que não existe tantos artistas e tantas obras assim como estava sendo exposto.
No 26 e 27 ele fala da falta de criatividade atual desses “artistas” que nada mais fazem q imitar as vanguardas,fala que as prismeiras instalações foram feias 1920 e 1930 sem falar nas boutades de duchamp que começam 1917
No 29 Arte conceitual e realidade- ele reconhece que a arte conceitual esta presente viemente em nossa vida cultural, tem haver com oq vivemos.
No 36 e 37 ele fala da atitude do jovem que colocou um peça sua exposta na bienal de SP e o diretor da bienal disse que ele era conceitual e mais dos que estavam lá, conclui-se que ele quis dizer que conceitual seria escandalizar ?! . e que o diretor não pode punir a rebeldia pq se não ia quebrar cm oque considera moderno. No 38 fala do homem da porta da bienal que o diretor Tb