Resumo e conceitos de PDI
O preço final de uma obra é estipulado pelos custos diretos + o BDI ( Bonificação ou beneficios de despesas indiretas)
O BDI é aplicado sobre o custo direto, que visa contemplar as despesas indiretas e o lucro da construtora.
Pode ser aplicada na composição dos custos unitários ou ao final do orçamento. Portanto, o preço de execução de uma obra ou serviço é a soma do preço de venda ( ou valor final ) somado ao BDI.
DESPESAS INDIRETAS
A planilha orçamentária de uma obra é composta por um cronograma de todos os serviços a serem prestados ( medição, terraplanagem, pavimentação, etc) juntamente com a sua decomposição de custos diretos.
As despesas feitas pela construtora em função de uma determinada obra, e que estão PARCIALMENTE relacionadas a ela são registradas no BDI como “despesas indiretas.
Não ha consenso quanto a classificação dos vários dispendios como custo ou despesa indireta, o que existe são proposições diferentes sobre o que pode ser considerado despesa indireta e inserido no BDI
Não se incluem como despesas indiretas as despesas financeiras e despesas de administração, assim como fatores de produção eventualmentes utilizados para outras finalidades. ( diferente de bens comercializaveis)
Resumindo: Despesas indiretas não estão relacionadas exclusivamente à execução de uma determinada obra.
O ideal é que no BDI sejam inclusos apenas o itens que de alguma forma, não podem ser inclusos na planilha orçamentária de custos diretos no serviço que está sendo prestado.
Atualmente, tem se observado a inclusão no BDI, além da margem de lucro, os seguintes gastos:
Administração central, despesas financeiras, tributação ( ISS, IRPJ, COFINS, CSLL, PIS) mobilização, desmobilização do canteiro, riscos, seguros, cotingencias, administração local, taxas e emolumentos e outros.
OBSERVAÇÕES:
A) Despesas financeiras: No caso especifico de uma obra publica, o não pagamento imediato ou o atraso do pagamento, os gastos para