Ação econômica e estrutura social: o problema da imersão - Mark Granovetter
Autores clássicos como Adam Smith que diz: "as pessoas envolvidas no mesmo negócio raramente se encontram, mesmo que por divertimento, mas, se esse encontro ocorrer, a conversa acaba por resultar em conspirações contra o público, ou em um artifício qualquer para fazer subir os preços", o mesmo desconsidera essas relações sociais que são de grande importância para as relações comerciais.
O mercado anônimo dos neoclássicos não poderia existir na vida econômica e que todas transações tinham que ser associadas as relações sociais.
Já autores modernos quando a citam que essas relações sociais são apenas causas, mas mostram q existe a influencia dessas relações no mundo dos negócios.
Um fator importante é a confiança nas relações sociais um individuo não vai fazer transações econômicas com uma pessoa desconhecida pois não sabe como o seu sócio seria e se agiria de má-fé, mais um fator influenciado pelas redes sociais uma pessoa só fara negócios com alguém que realmente conhece precisando de um grau de confiança entre as pessoas antes de se investir.
A hierarquia é outro fator que influencia no mercado tendo uma soberania social nas transações econômicas entre empresas. As relações sociais estão em toda parte não apenas nos altos escalões das empresas. O principal foco de sua analise não era relatar uma economia mercantil, e sim como as relações sociais influencia em cada interferência feita no mercado. Não apenas avaliar o mundo dos negócios em suas relações de mercado e sim valorizar todo um processo q levou a isso quem são os fatores sociais de uma