resumo -C
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Departamento de Ciências Exatas e Naturais
Versão
30/11/2012
Introdução à Linguagem de Programação C
Introdução
Linguagens de alto nível, tais como C, C++, Java e PHP, possuem estruturas e palavras reservadas que são mais próximas da linguagem humana, facilitando a escrita e a leitura de programas.
A linguagem C é uma linguagem de programação compilada, de propósito geral, estruturada, imperativa e procedural, criada em 1972, por Dennis Ritchie, no AT&T Labs, para desenvolver o sistema operacional Unix, base para o posterior Linux. Vale salientar que C ainda é uma das linguagens de programação mais populares, e tem influenciado muitas outras linguagens de programação, inclusive
C++ (que originalmente começou como uma extensão para C), e Java (que possui uma sintaxe bastante semelhante a C).
Atenção: embora C e C++ sejam semelhantes em alguns aspectos, elas são linguagens diferentes. A linguagem C++ tem como principal diferencial o fato de ser Orientada a Objetos1.
Ambiente de desenvolvimento
Para desenvolver um programa, na linguagem C, bastaria apenas um editor de texto e um compilador2 da linguagem C, por exemplo, o GCC 3 . Entretanto, para auxiliar o programador, normalmente faz-se uso de ferramentas do tipo IDE (Integrated Development
Environment ou Ambiente de Desenvolvimento Integrado), que reúne funcionalidades de apoio ao desenvolvimento de software com o objetivo de agilizar este processo. Exemplos de IDEs para a linguagem C: Dev-Cpp4, CodeBlocks5, Eclipse6.
Alô Mundo
Este costuma ser o nome dado ao primeiro programa desenvolvido quando se aprende uma nova linguagem de programação.
Seu objetivo é simplesmente exibir na tela a frase “Alo mundo”, porém, não o subestime, este programa tem sua importância ao explicitar a estrutura básica da linguagem, ou seja, ele é a base para todos os programas da linguagem.
#include
#include
/* Biblioteca com funções de entrada e saída */