Resumo do livro C
Iur Bueno Papale
Filas, Pilhas, Listas.
Encadeadas e Árvores Binárias
Novembro
2013
Unis – Centro Universitário de Minas Gerais
Iur Bueno Papale
Filas, Pilhas, Listas.
Encadeadas e Árvores Binárias
Resumo baseado no livro: C completo e total
Autor: Herbert Schildt
Novembro
2013
Sumário
1. Introdução
Programas consistem em duas coisas: algoritmos e estruturas de dados. Um bom programa é uma combinação de ambos. A escolha e a implementação de uma estrutura de dados são importantes quanto às rotinas que manipulam os dados.
A separação que existe entre o conceito lógico de um item de dados e sua representação de máquina tem correlação inversa com sua abstração. Conforme os tipos de dados se tornam mais complexos, a forma como o programador os imagina apresenta uma semelhança cada vez menor com a forma na qual eles são, na realidade, representados na memória. Exemplos simples como: caractere ou inteiro estão intimamente ligados à sua representação de máquina.
O último nível de abstração transcende os meros aspectos físicos dos dados e, em contrapartida, concentra-se na sequência pela qual os dados serão acessados – isto é, armazenados e recuperados. Em essência, os dados físicos estão unidos a um mecanismo de dados, que controla a forma como as informações podem ser acessadas pelo seu programa.
Existem basicamente quatro desses mecanismos:
Fila
Pilha
Lista encadeada
Árvore Binária
Veremos abaixo o que cada um desses itens acima significa.
2. Filas
Uma fila é simplesmente uma lista linear de informações, que é acessada na ordem primeira a entrar, primeiro a sair (FIFO). Isto é, o primeiro item colocado na fila é o primeiro a ser retirado, o segundo item colocado é o segundo a ser recuperado e assim por diante. Filas são muito comuns no nosso dia-a-dia. Por exemplo, filas (físicas) em um