contabilidade gerencial e finaceira
Contabilidade gerencial é a área da contabilidade mediante a qual se procura estabelecer e determinar o futuro desenvolvimento de uma empresa. Tem uma forte vertente de planejamento estratégico. Geralmente o ponto de partida é o plano de vendas, do qual derivam o plano (de custos) de produção, o plano de fornecimento e o plano final de financiamento.
A contabilidade gerencial é o processo de identificação, mensuração, acumulação, análise, preparação, interpretação e comunicação de informações financeiras utilizadas pela administração para planejamento, avaliação e controle de seus recursos dentro de uma organização.
Contabilidade financeira
A contabilidade financeira é uma técnica utilizada dentro do sistema contábil, proporcionando ações que contribui na aplicação da proposta teórica e prática, representando ações benéficas ao direcionamento da gestão financeira do capital aplicado às organizações e gerando dados suficientes para elaboração das demonstrações financeiras.
A contabilidade financeira é usada para gerar relatórios e estatísticas para detalhar a saúde financeira da empresa para os interesses externos. Estas partes externas interessadas são os acionistas, parceiros e detentores de hipotecas, elas permitem que essas pessoas vejam como seu investimento esta se saindo e pode ajudar na decisão de continuar sendo interessado e investir mais na empresa ou investir em outro lugar.
Similaridades
Ambos os métodos de contabilidade, a financeira e a gerencial, apresentam o estado geral de saúde de uma empresa. Os relatórios da contabilidade financeira são mais formais e têm um formato rígido para a apresentação às partes interessadas externas. Os gerenciais são mais informais, uma vez que são utilizados em casa. Mas mesmo com essas diferenças, ambos os métodos permitem que o leitor tire uma conclusão sobre a saúde da empresa, permitindo-lhe tomar decisões financeiras.
Diferenças entre contabilidade gerencial e