RESUMO LINGUAGEM C
CONCEITOS BÁSICOS DE COMPILADORES, ESTRUTURAS, FUNÇÕES, LAÇOS E COMANDOS.
A linguagem C foi criada inicialmente por Dennis M. Ritchie e Ken Thompson no laboratório Bell em 1972, baseada na linguagem B, de Thompson, evolução da antiga linguagem BCPL.
A definição de C está contida no livro The C programming language, escrito por Brian W. Kerninghan e Dennis M. Ritchie;
COMPILADORES
A maneira de se comunicar com um computador chama-se programa e a única linguagem que o computador entende é a linguagem de máquina. Portanto, todos os programas que se comunicam com a máquina devem estar em linguagem de máquina.
Os programas que fazem traduções para a linguagem de máquinas são chamados de compiladores.
O PRIMERO PROGRAMA
O menor programa executável possível em C é o int main.
Int main( )
{
return 0;
}
ESTRUTURA BÁSICA DE UM PROGRAMA EM C
Função main ()
O nome de uma função pode ser qualquer pode ser qualquer um, com exceção de main() reservado para a inicialização de execução do programa.
O NOME DAS FUNÇÕES
Os parênteses
Os parênteses após o nome main() são característica que permite que o compliador saiba que se trata de uma função. Sem eles, o compilador poderia pensar que o nome se refere a uma variável
As chaves
Toda função em C deve começar com chave de abertura de bloco ({) e terminar com uma chave de fechamento de bloco (}). As chaves delimitam o corpo da função.
Os espaços em branco
Você pode inserir espaços em branco, tabulações e pular linhas à vontade em seus programas. O compilador ignora esses caracteres. Você pode escrever várias instruções em uma única linha, separadas por qualquer número de espaços ou tabulações, ou pode escrever uma instrução em varias linhas. Não há um estilo obrigatório para a escrita de programa em C.
Função print()
A função printf() não faz parte da definição da linguagem C, é uma das funções I/O (entrada e saída) presente na biblioteca padrão, fornecida com os compiladores C.
Função system()
A função system()