Bibliografias P S Libras
Autor: SILVA, Marília P. M.
Editora: Plexus
Ano: 2001
Resumo: O livro discute a forma de como o surdo articula a escrita textual, já que enquanto sujeito interage com seus pares no plano viso-espacial e no campo escrito se relaciona com o mundo da linguagem escrita que tem o seu campo fonético na oralidade.
Livros de autores vinculados aos movimentos sociais surdos e a educação de surdos numa perspectiva cultural.
Título: A Criança Surda: Linguagem e Cognição numa Perspectiva Sócio-Interacionista
Autor: GOLDFELD, Marcia
Editora: Plexus
Ano: 1997
Resumo: Goldfeld traz uma importante contribuição para se pensar a educação da criança surda, ao evidenciar a necessidade numa mudança de perspectiva por parte tanto dos profissionais quanto dos pais. Em um primeiro momento seu livro busca na psicologia sócio-interacionista de Vygotsky e nas formulações de Bakhtin a fundamentação teórica que lhe permite, por um lado, pensar as implicações da surdez no desenvolvimento infantil e, por outro, analisar criticamente as atuais filosofias educacionais para surdos.
Título: A Educação de Surdos no Brasil
Autor: SOARES, Maria A. L.
Editora: EDUSF e Autores Associados
Ano: 1999
Resumo: A autora procura compreender através da análise das diferentes práticas utilizadas na educação de surdos, as razões pelas quais os pedagogos colocaram em segundo plano a aprendizagem das disciplinas escolares. Na procura de respostas, vai refletindo sobre as propostas educacionais oferecidas aos surdos, a partir de raízes européias, mas centrando-se no Brasil, isto é, no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).
Título: A Invenção da Surdez: Cultura, Alteridade, Identidade e Diferença no Campo da Educação
Autor: THOMA, Adriana S. e LOPES, Maura C. (Org.)
Editora: EDUNISC
Ano: 2004
Resumo: Os autores desta obra apresentam estudos acerca da alteridade, ou seja, não há como pensar outro senão, justamente, enquanto outro, e