APS UNIP BRAÇO HIDRAULICO
Projetar e construir um guindaste com garra .Contendo seringas e um sistema hidraulico , que permita o levantamento e transporte de uma massa de 100 gramas.
- Introdução
A hidráulica parte do conceito de se realizar um trabalho através do esforço de um fluido.
Através da compressão ou descompressão do mesmo em ambientes confinados tem uma maneira de mover ou imprimir energia em um sistema através da movimentação ocasionada pelo diferencial de pressão no ambiente onde se encontra o fluido essa técnica tem como base o princípio da conservação de energia que mostra que a energia não pode ser criada nem estruída, apenas transformada em outras formas de energia. Com base nesse princípio e no que diz respeito a sistemas conservativos pode- se dizer que:
EMi= Energia mecânica inicial EMf = Energia mecânica final
Em um sistema hidráulico ideal, temos um estado puramente conservativo de energia, onde não há dissipações para o meio e toda a energia aplicada inicialmente é transferida integralmente ao longo do fluido.
CAPÍTULO 1 – FUNDAMENTOS DA HIDRAÚLICA
1.1 - MASSA, PRESSÃO E FORÇA.
Deve-se lembrar de que massa é quantidade de matéria, e que ela é invariável, ou seja, não importa onde se esteja, a massa de um corpo é constante. A aceleração da gravidade é que pode mudar de acordo com o local. Para a hidráulica, as unidades de massa são Kg (quilograma) e lbm(Libra-massa).
Segundo a Terceira Lei de Newton,
F=ma
A Terra exerce sobre os corpos uma força denominada peso P, por causa da aceleração da gravidade. Assim,
P =mg
Onde g é a aceleração da gravidade dada em m/s², e, ma massa dada em kg e o peso p dado em N (Newton). Entretanto, a força de 1kgf é a força que a Terra exerce sobre um corpo de massa 1 kg. Assim.
1kgf=1kg*9,8m/s² ou 1kgf=9,8N
Na hidráulica as unidades de força mais usuais são kgf (quilograma-força) ou lbm (libra-força) A pressão, por sua vez, é a força exercida pelo fluido