PROCESSO DE PRODU O DAS CERVEJAS
Todo processo de produção de uma cerveja da Ambev divide-se em quatro etapas principais: brasagem, adega, filtragem e envase. Para ficar pronta uma cerveja leva de um dia a meses, dependendo da receita de cada produto.
Os ingredientes
Os ingredientes básicos são o malte, o lúpulo e o fermento (levedura) – cada um com uma importância singular para a definição do aroma e paladar da cerveja que será produzida.
“Dizemos que o mestre cervejeiro é o fermento. É ele quem dará o gosto e aroma singular de cada marca produzida”, explica Luciano Horn, mestre cervejeiro da Ambev
.
A matéria-prima
O cereal usado na fabricação é a cevada maltada. Para chegar até aqui, o grão já passou por um processo controlado de temperatura, umidade, oxigenação e secagem que o faz propício para esse fim.
O malte
A porta de entrada dos grãos de cevada são essas grandes caixas de malte e, depois, a moagem.
Primeiro os grãos serão quebrados para expor o amido (dividido entre glicose e maltose), que depois serão consumidos pelas leveduras e transformados em álcool e gás carbônico.
Fase I - Brassagem
Todo esse processo de preparação do malte para a transformação enzimática a qual ele será submetido faz parte do processo chamado de brassagem ou etapa fria.
Os grãos triturados ganham um aspecto bem diferente, como é possível ver na imagem.
Mosturação
O pó triturado do grão é misturado com água quente para que seja extraído dele os açúcares necessários para a fermentação da cerveja. A mistura (que agora ganha o nome de mosto) é fervida até obter um aspecto homogêneo.
A etapa pode demorar de 100 a 300 minutos, sendo a temperatura da água alterada de tempos em tempos, de acordo com o gosto da cerveja que se pretende produzir.
Filtração do Mosto
O mosto vai depois para uma espécie de filtro gigante com uma peneira no fundo onde ele terá separado e descartado as cascas dos grãos usados no processo.
Sem entornar
Cada etapa do processo é minunciosamente