Resumo a vida como ela é só que com mais dinheiro.
A vida como ela é só que com mais dinheiro, foi escrito por Adriana Aguilar e faz parte da coleção Letras & Lucros, publicado pela editora Saraiva – 2006.
O livro foi baseado nas dúvidas que os leitores enviaram para o site:www.letraselucros.com.br, durante todo o ano de 2005.
As principais dúvidas foram selecionadas a dedo, com o intuito de o leitor encontrar em um único lugar as resposta que procura para alcançar sua independência financeira. Esclarecendo questões relacionadas à: ações, investimentos, aposentadoria, dívidas, títulos, impostos e taxas.
Ações: A participação dos investidores individuais na bolsa chegou a 25,2% do volume total de ações negociadas no final do primeiro semestre em 2005, este volume não passava de 20,2% em junho de 2000.
Segundo a autora, este número poderia ser bem maior, se as pessoas não tivessem tanto medo de investir na bolsa.
“Afinal faz parte da condição humana temer ao desconhecido”
Para facilitar a compra das ações pelo pequeno investidor, a maior parte das empresas listadas na Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) esta cotada em unidades.
Um estudo feito pela Abrasca (Associação Brasileira das Companhias Abertas), com a colaboração da Bovespa, revelou que nas principais bolsas do mundo há a preocupação de manter o preço unitário das ações entre 20 e 30 unidades da moeda local.
Na Bovespa, boa parte das ações mais líquidas já esta cotada na faixa entre R$ 20,00 e R$ 30,00 por ação, conforme relatou o superintendente de operações da Bovespa Ricardo Pinto Nogueira.
O valor mínimo para se investir na bolsa deve ser o suficiente para comprar pelo menos uma ação da empresa que escolher, o problema é que os custos tornam desinteressantes as aplicações de valores muito baixos.
Para cada negócio feito – compra ou venda de ação, há necessidade de pagar a taxa de corretagem