Resumo- A Sociedade em Rede: Do Conhecimento à Política
4º Semestre; Faculdade de Direito.
A Sociedade em Rede:
Do Conhecimento à Política
24 de setembro de 2013
Devido à globalização da tecnologia, os sistemas de comunicação e informação se desenvolveram largamente, atingindo a atual sociedade de forma desigual.
Para a difusão das redes de comunicação digital, e uma nova forma de organização social, a tecnologia é extremamente necessária, é dela que a sociedade precisa para ampliar o conhecimento e o poder. Essas redes são flexíveis e de fácil adaptação, porém, ao mesmo tempo em que são globais, exclui a maior parte da humanidade, já que são seletivas.
É através da revolução tecnológica que as sociedades atingem seus objetivos e valores. Mas para alcançar esta nova estrutura social, a sociedade precisa conhecer a dinâmica, os riscos e benefícios dela.
Atualmente a sociedade em rede configura o núcleo das nossas sociedades, porém algumas pessoas ainda “tratam” essa tecnologia com certo tipo de preconceito, por na acompanharem o desenvolvimento e principalmente por essa tecnologia “destruir” alguns empregos, distanciar as relações humanas, e em casos, até ajudando o crime e a violência. Só que a sociedade deve se conscientizar, e transformar todo o conhecimento trazido por essas redes em benefícios para o mundo.
A sociedade em rede se desdobra em alguns contextos sociais. Inicialmente a “economia em rede”, que está relacionada com a organização da produção, alguns dos estudos mostram que esta economia, baseada na tecnologia se desenvolveu de forma absurda, e trouxeram taxas de crescimento da produtividade maiores de que “A Era Industrial”. Alguns estudiosos afirmam que o crescimento da produtividade está associado a três processos:
1- Geração e difusão de novas tecnologias;
2- Transformação do trabalho;
3- Difusa de uma nova forma de organização em torno de redes.
Esta estrutura ao contrário do que muitas