geometria plana
Matemática (MAD 1722/3) – Geometria
26/05/07
RESUMO
Este artigo descreve as formas geométricas planas construídas a partir de um barbante de cem centímetros de perímetro. Através de fórmulas apresentadas e de medições práticas, são apresentadas algumas comparações entre áreas de polígonos, além de algumas noções básicas de cada um destes polígonos.
Palavras-chave: Perímetro; Polígonos; Medições.
1 INTRODUÇÃO
Dentre as formas geométricas planas podemos constatar polígonos com diversos números de lados, sendo que este número de lados, e a forma como eles estão dispostos, influenciarão nas características do mesmo.
A forma utilizada para constatar esta característica foi, a partir de um mesmo perímetro, construir diversas formas poligonais e comparar a área ocupada pelas mesmas.
De posse das medições práticas realizadas e de fórmulas existentes, estes polígonos serão comparados para descobrir relações entre eles.
2 CONSTRUÇÃO DE POLÍGONOS
A construção dos polígonos teve como base, utilizar a mesma medida de perímetro para todas as formas geométricas, assim mantendo uma característica em comum entre todos eles.
Para tanto, utilizou-se um barbante de cem centímetros de comprimento, cujas pontas foram interligadas sem perdas de comprimento. De posse do barbante, criou-se vários polígonos e realizou-se medições que possibilitassem o cálculo de área dos mesmos.
A seguir serão apresentados os polígonos construídos, suas respectivas medidas, assim como o cálculo de área dos mesmos.
2.1 TRIÂNGULOS
O primeiro triângulo construído foi um triângulo isóscele, ou seja, um triângulo com dois lados congruentes. Suas medidas estão descritas na figura abaixo.
FIGURA 1 – TRIÂNGULO ISÓSCELE FONTE: Desenho próprio
Segundo as medidas apresentadas acima podemos calcular a área deste triângulo. Para tanto devemos obter, segundo Dalpiaz (2007, p.99) “[...] à metade do produto da