ATPS MOVIMENTOS SOCIAIS
Serviço Social
Movimentos Sociais
Áurea da Silva Dicena – RA: 392241
Elisabete Gonçalves de Souza - RA: 375546
Mariana Cristina da Silva – RA: 301109
Vanilda Maciel Borges – RA: 399307
Atividade Prática Supervisionada
Professora EAD: Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia
Pólo Barretos – SP
7º Semestre/ 2015
Sumário
1 - Introdução 1
2 - Resumo do Livro Texto 1
3 - Refletindo a Essência 4
3.1 - Critica: 4
5 - A importância das ONGs 6
6 - Conclusão 6
1 - Introdução
Este presente trabalho traz um breve estudo e pesquisa sobre a temática dos movimentos sociais ou redes de mobilizações e associações civis no Brasil e discorre sobre novos conhecimentos a respeito da construção da democracia e do papel dos mediadores nos novos movimentos sociais como também da importância das ONG’s.
2 - Resumo do Livro Texto
Redesenho dos movimentos sociais no contexto sócio político, econômico e cultural destacam-se cinco pontos fundamentais sobre as categorias básicas utilizadas no campo associativo.
Um mapeamento e analise das principais formas de associativismo civil no Brasil, os pontos relevantes que diferenciam os movimentos na atualidade são:
A necessidade de qualificação do tipo coletiva, que na atualidade apresentam um ideário civilizatório como horizonte, a construção de uma sociedade democrática de novas culturas políticas de inclusão, contra a exclusão.
Os movimentos sociais têm um caráter educativo de aprendizagem para seus protagonistas, os movimentos sociais na atualidade tematizam e redefinem a esfera publica, realizam com outras entidades parcerias da sociedade civil e política.
Na atualidade a sua emergência na cena publica no século XIX e nas primeiras décadas do século XX, embora muitos movimentos sejam herdeiros daqueles dos anos 1980, lutavam para ter “direitos a ter direitos.”
No novo milênio mostra uma conjuntura social e política extremamente contraditória na América Latina. Em