TRABALHO DE PSICOLOGIA SOCIAL
Parâmetros para atuação de assistentes sociais e psicólogos (as) na Política de Assistência Social
Saúde mental segundo as diretrizes do NASF
Guarulhos
2014
Parâmetros para atuação de assistentes sociais e psicólogos (as) na Política de Assistência Social
PSICOLOGIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL
RESUMO
Em 1964, se instalou a ditadura militar no país que impediu as temáticas sociais nos currículos. Porém, no final dos anos 80, adotou-se o lema do compromisso social como o caminho certo a seguir na atuação psicológica.
Existe a valorização das construções comprometidas com a transformação social com uma ética voltada para a emancipação humana.
A probabilidade da Assistência Social como política de Seguridade Social reclama com direito que ela deixe de ser tratada de forma secundária pelo conjunto da ação federal, estadual ou municipal, pelo orçamento público, pela gestão dos órgãos e pela sociedade.
O trabalho do Centro de Referência em Assistência Social - CRAS, tendo o trabalho em rede, se articulando permanentemente, tem a possibilidade de alterar o que está posto.
Os psicólogos (as) têm muito a contribuir neste processo por propor em suas intervenções indo além do cotidiano das populações, visando a superação das vulnerabilidades, investindo na apropriação, por todos(as), do lugar de protagonistas na conquista de direitos.
As práticas psicológicas devem buscar compreender os processos estudando as particularidades que ocorrem.
Palavras-Chave: Alterar o que está posto. Intervenções. Protagonistas na conquista de direitos.
PSICOLOGIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL
ANÁLISE
A partir do texto, tomei conhecimento que a inserção de psicólogos (as) nas políticas públicas vem crescendo nos últimos anos.
Percebi que esses profissionais tem um papel