Trabalho de Psicologia Social
Serviço Social
Aline Rodrigues
Andre Vilhena
Marlucia Cardoso
Psicologia Social
Professor: Eugenio Prado de Freitas
BELO HORIZONTE 2014
As contribuições da psicologia para o Serviço Social. Em que o conhecimento da psicologia poderia acrescentar a prática profissional do assistente social?
A psicologia e o serviço social andam de mãos dadas, embora seu objeto de trabalho seja diferente, pois a psicologia estuda o individuo, com suas subjetividades, sendo um dos vários aspectos estudados por ela, pois ela abrange o individuo num todo. Sendo aprofundado seu estudo nos seres humanos e no seu comportamento de maneira interligada ao serviço social e suas atividades profissionais. Quanto ao serviço social tem como objeto as expressões da questão social, desta forma, identificando os processos sociais da sociedade, em contra partida a psicologia identifica os problemas que abrange as expressões invisíveis ou sentimentais do ser humano.
Podemos usar a psicologia de várias maneiras e sentidos no nosso dia a dia. Uma delas seria quando ouvimos as pessoas e na intenção de darmos um conselho ou orientação então falamos que usamos a psicologia, mas e só um dito popular ou um senso comum. Mas a psicologia é uma ciência e não essa psicologia de senso comum que as pessoas estão acostumadas. Psicologia como ciência abrange o conhecimento da vida humana na sua pluralidade e fenômenos que a compõe. Neste contexto observamos que a psicologia como ciência atua em diversos campos profissionais, entre elas o serviço social.
Pela ética profissional o assistente social não pode intervir na vida do usuário e podemos de forma superficial identificar em certos atendimentos a necessidade do acompanhamento psicológico, pois em nosso campo de atuação nós deparamos com crianças que foram abandonadas pelos pais,