Psicologia Social Trabalho
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
Curso de Psicologia
Patrícia Rodrigues Ruiz C32FID4 Fernanda Caroline _____________ Thaís Romão Peres ______________
HOMOFOBIA E PSICOLOGIA SOCIAL: A ÉTICA NA DIVERSIDADE
Assis
2015
Assis –São Paulo
2015
UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
Curso de Psicologia
Patrícia Rodrigues Ruiz C32FID4 Fernanda Caroline _____________ Thaís Romão Peres ______________
Assis
2015
SUMÁRIO
1.Introdução
1.1 Objetivo
1.1.1 Objetivo Específico
1.2 Justificativa
1.3 Considerações Finais
1.4 Referências Bibliográficas
INTRODUÇÃO
No campo das sexualidades, uma possibilidade seria a de reconhecer que a nossa sexualidade é uma invenção social e histórica e é necessário envolver nela uma “arte de viver”,como afirma Foucalt (1984),em uma entrevista dada a Revista The Advocate,nº 400 (apud Filho, 2012).
Nessa edição, o filósofo afirma que a sexualidade faz parte da conduta, da liberdade do usufruto no mundo e que o sexo não é uma fatalidade, e sim a ascensão a uma vida criativa.
No entanto, há o fenômeno social da Homofobia, o qual será discutido nesse trabalho de Psicologia Social, Disciplina ministrada pela Professora Daniele Ferraz, do 2º semestre do Curso de Psicologia da UNIP.
Inicialmente, será feito um breve histórico sobre a história da homossexualidade, a invenção da homofobia em interface com o ethos social: a heterormatividade e o androcentrismo,a imposição da Identidade masculina heteronormativa e totalitária..
Discutirá a homofobia internalizada: a condição do sujeito que reconhece a sua preferência sexual, mas que luta contra ela ou a critica, já que ele mesmo detém um preconceito contra o seu ser e estar