Resumo a preciosa
Escola Estadual Edgar Barbosa
Aluna: Nathália Lorena da Silva Soares nº : 28
3º ano B
Prof: Jefferson Disciplina : Filosofia
Trabalho de dependência
A Política na idade média
SUMÁRIO .
INTRODUÇÃO............................................................................................................04
AS ESTRUTURAS POLÍTICAS..................................................................................04
DESENVOLVIMENTO DO TEMA...............................................................................05
CONCLUSÃO.............................................................................................................06
INTRODUÇÃO:
Existe na Idade Média, a idéia de que política é uma norma a ser seguida. Maquiavel cria uma concepção através de como os governantes agem de fato. Para Maquiavel não é possivel governar sem violência e força. Principio Maquiavélico: Ele observou a politica, criticou-a. Maquiavel, mandando a carta para o principe cria uma nova concepção de politica. Surge a centralização de poder no Estado. Nessa nova concepção ressurge a pergunta: "Quem pode governar?" (antes acreditava-se que era o escolhido por Deus). Teoria Contratualista: defende que cada um responderia por si mesmo, cada um tem seus interesses todos contra todos, entregando poder para uma pessoa comandar tudo e manter a paz (não pode ser contestado).
AS ESTRUTURAS POLÍTICAS
Por muito tempo a História Política exerceu enorme prestígio, colocando em plano bem inferior os outros tipos de produção historiográfica. Contudo, à medida que se transformava a própria realidade política, questionava-se o valor de estudos voltados apenas para a camada dirigente.
[...] mas assim, hoje, ela não se preocupa em descrever dinastias, reinados e batalhas. A ênfase está colocada na compreensão do significado e do papel do Estado em cada momento, no conhecimento da evolução de suas linhas básicas.