Resumo do filme Preciosa
O filme Preciosa relata a história de uma adolescente negra que mora com a mãe visivelmente desequilibrada psicologicamente, desocupada e que vive dos benefícios que recebe do Estado destinado a Preciosa, também vive o pai e os dois filhos da adolescente, uma das crianças com síndrome de Down.
Preciosa é agredida física e verbalmente pela mãe e violentada pelo próprio pai, com o qual ela tem os dois filhos. A mãe que deveria proteger zelar e cuidar de Preciosa, vê na filha uma “rival”, motivo pelo qual o marido não a deseja e para mantê-lo em casa permite que o mesmo abuse sexualmente da própria filha.
A adolescente completamente fragilizada com a vida doméstica em que vive tem lampejos em uma espécie de “fuga”, onde ela imagina-se em outro mundo, cantando, dançando, sendo amada e admirada por todos. Preciosa também frequenta e escola, que em sua visão é um lugar de liberdade e refúgio, porém a escola ao tomar conhecimento que a adolescente está grávida pela segunda vez à expulsa, tornando a vida da menina ainda muito pior.
Preciosa é orientada pela escola que a expulsa, a procurar apoio em uma espécie de escola alternativa (para garotas (os) com problemas sociais). Nesta escola ela tem a oportunidade de se alfabetizar e principalmente a enfrentar a situação pavorosa em que vive, tendo como facilitadora uma professora que faz mais do que alfabetizar as alunas, presta principalmente acompanhamento individual a cada uma delas.
Este espaço foi à base para a reorientação da história de vida de Preciosa dando lhe os meios necessários para que pudesse reorganizar sua vida e enfrentar a dura realidade, que além dos abusos sofridos no ambiente familiar, ela havia contraído o vírus da Aid’s.
Apesar de todo o sofrimento, dos mil e um motivos que a vida deu a adolescente que poderia muito bem, ter tornado-se rancorosa, amarga, revoltada e rebelde. Preciosa dá uma lição e um exemplo de vida. A menina demonstra amor e carinho pelos filhos,