Teoria cognitiva
Jean Piaget
O Desenvolvimento Cognitivo da criança
Os factores de desenvolvimento da criança
Jean Piaget (1896-1980)
Jean Piaget revolucionou as concepções de inteligência e de desenvolvimento cognitivo
Interessou-se fundamentalmente pelas relações que se estabelecem entre o sujeito que conhece e o mundo que tenta conhecer.
Investigou a natureza e a origem do conhecimento ao longo dos estádios de desenvolvimento da criança. A ele devemos também o primeiro teste de inteligência para crianças.
Piaget e o Construtivismo
Foi através da observação dos seus filhos e de outras crianças que Piaget procurou descobrir como é que o conhecimento se organiza e se estrutura.
As suas pesquisas levaram-no a concluir que o conhecimento é um processo interactivo que envolve o sujeito e o meio e que decorre em etapas sequenciais designadas estádios de desenvolvimento.
Piaget e o Construtivismo
Piaget ultrapassa o debate dos que afirmavam o primado do sujeito, da componente hereditária, e daqueles que defendiam o primado do meio.
Através da observação e da experimentação demonstra que há uma interacção entre ambos na construção do conhecimento.
Para o Construtivismo (ou Interaccionismo):
A vida psíquica desenvolve-se através da troca entre o sujeito e o meio
O conhecimento advém das interacções entre o sujeito e o objecto/o meio
Piaget e o Construtivismo
Piaget defende uma perspectiva psicogenética do conhecimento, atribuindo ao indivíduo um papel activo na construção do conhecimento (“a criança constrói o seu conhecimento”).
Para este autor, o desenvolvimento intelectual faz-se desde as reacções reflexas inatas até à idade adulta.
Piaget e o Desenvolvimento Cognitivo
O ser humano (ou organismo) tem, ao nascer, um património genético que lhe permite interagir com as experiências que vão acontecendo. É esta ideia que torna a teoria de Piaget uma teoria psicobiológica que se baseia no conceito de