Resumo filme Preciosa
O autor abordou temas importantes como a agressão doméstica a violência e abuso sexual ao adolescente, assuntos polêmicos que por falta de denúncia das vítimas ou descaso das pessoas que deveriam ser as responsáveis pela segurança e bem estar desses adolescentes, passam despercebidos. Inteligentemente usou a ligação amorosa que surge entre as pessoas excluídas da Sociedade, por exemplo: as colegas da escola alternativa, diferentemente das colegas da escola tradicional, ajudam e dão muito apoio a Preciosa; A professora também se mostra muito sensível e sempre está disponível para ajudar o grupo, pois se identifica com ele por ter dificuldade na aceitação de sua homossexualidade. Enfim, foi muito feliz com o desenvolvimento dos temas abordados e conseguiu..
O filme retrata de forma realista o pesadelo vivenciado por vítimas de violência em seu próprio lar. Preciosa é uma garota apática, sem amigos e que traz no rosto um semblante sempre fechado. As cenas em sua casa são sempre escuras, de modo a ressaltar a tristeza e desesperança reinantes. Em contraposição, as cenas imaginadas por Preciosa, em que esta era uma figura famosa, cercada por fãs e bem cuidada, oferecem uma explosão de cores e luz à tela.
Outro aspecto que deve ser ressaltado no filme se refere a sensibilidade com que a rede de fatores de proteção é apresentada a Preciosa durante a sua trajetória. O filme mostra de forma minuciosa e com uma representação realista as falhas existentes nessa rede de proteção, a começar pela escola de ensino regular, que durante os quase dez anos que Preciosa a frequentou, não conseguiu identificar os sinais e sintomas de vitimização apresentados pela garota, nem mesmo lidar com as dificuldades de aprendizagem enfrentadas por ela.
Outro ponto que merece destaque diz respeito ao fato de que a figura do pai abusador tem seu papel ocultado pela presença da mãe – negligente e perpetradora de violência física, psicológica e sexual em Preciosa. Assim, embora