Higiene
Projeto para crianças de 4 a 6 anos da EMEI Professora Marilda de Lima Vitor Faria.
Delimitação do tema.
Aprendendo a importância da higiene corporal no dia a dia.
Introdução
O presente trabalho foi realizado na EMEI Professora Marilda de Lima Vitor Faria em Paraguaçu Paulista. Após observar dificuldades para desenvolver ações de higienização com as crianças, optou-se por usar a música como fonte de estímulo.
A creche é uma instituição que tem por objetivo não só o cuidado das crianças, mas também a educação e o desenvolvimento das mesmas. Dessa maneira os profissionais da creche devem buscar meios para estimular a educação e o desenvolvimento adequado dessas crianças. As músicas infantis, além de promover um ambiente agradável e bem-estar das crianças, pode ser um instrumento interessante nessa busca ao melhorar as capacidades de socialização, autoconfiança e autoestima A música representa uma importante fonte de estímulos, equilíbrio e felicidade para a criança. Assim, na Educação Infantil, os fatos musicais devem induzir ações, comportamentos motores e gestuais, ritmos marcados caminhando, batidos com as mãos, e até mesmo falados inseparáveis da educação perceptiva propriamente dita. As crianças entre dois e três anos, por brincarem muitas vezes no chão e por terem o hábito de levar vários objetos à boca, têm aí uma via importante de infecção. Sabendo disso, o educador não pode descuidar da higiene fundamental. Assim, buscou-se, além da educação das crianças, a orientação adequada da educadora.
Por seu poder criador e liberador, a música torna-se um poderoso recurso educativo a ser utilizado na Pré-Escola. É preciso que a criança seja habituada a expressar-se musicalmente desde os primeiros anos de sua vida, para que a música venha a se constituir numa faculdade permanente de seu ser.
Justificativa
As crianças da creche Maria Pereira Briso, tem um habito de higiene pessoal, mais nem todas as crianças são motivadas, elas fazem