higiene
Higiene
• Conceito de higiene
O termo higiene diz respeito à limpeza e ao asseio, pode fazer-se a distinção entre a higiene pessoal ou privada e a higiene pública.
O conceito de higiene assimila os conhecimentos e as técnicas que devem ser aplicados para controlar os factores que possam ter efeitos nocivos para a saúde.
Por exemplo: lavar as mãos com água em abundância e sabão antes de comer é um hábito de higiene imprescindível para evitar doenças.
Os locais de trabalho que, à partida, são um espaço público onde as pessoas passam grande parte do dia, devem ser limpos e contar com água potável ao acesso de todos. As casas de banho devem dispor de lavatórios e estar situados nas proximidades dos postos de trabalho. Se a higiene de uma empresa for deficiente, os empregados submetem-se mais a adoecer e a contagiarem-se mutuamente, podendo ser prejudicial para a saúde dos indivíduos presentes.
• Higiene da pele
A pele funciona como uma primeira barreira que protege o nosso organismo do meio externo. O bom desempenho desta função está dependente da capacidade da pele manter o seu equilíbrio fisiológico. No Inverno os banhos devem ser mais demorados e a água mais quente. Usar produtos desadequados pode contribuir para uma má hidratação da pele, originando pele seca ou desidratada e até ao aparecimento de dermatites. A hidratação adequada deve ser um cuidado diário da pele do rosto e do corpo pelo que o uso de hidratantes corporais deve ser considerado uma prioridade.
• Higiene no vestuário
A roupa que escolhemos usar deve ser confortável e adequada á estação do ano, devendo evitar roupas e sapatos muito apertados.
Escolha pôr roupas de algodão junto ao corpo, pois facilitam a respiração da pele e ao mesmo tempo absorvem a humidade, numa altura em que a transpiração é mais acentuada.
• Higiene alimentar
A higiene alimentar é uma das mais importantes, pois não podemos ingerir alimentos que estejam em