preciosa resumo
Bandeira da Coreia do Sul
Após a Segunda Guerra Mundial, e início da Guerra Fira, no ano de 1948, o território da Coreia foi dividido em duas partes. Essa divisão teve como critério a passagem do paralelo 38° norte. Originou-se um país ao norte desse paralelo, denominado Coreia do Norte, sob a influência do regime socialista da ex-União Soviética; e outro país ao lado sul desse mesmo paralelo, denominado Coreia do Sul, sob a influência do capitalismo Estadunidense.
Somente no dia 15 de agosto de 1948, foi criada a República da Coreia (nome oficial), com capital em Seul e sob influência política norte-americana.
Após vários anos de conflitos entre as duas Coreias, somente no final da década de 1990 houve o processo de aproximação político-econômico entre as duas nações.
A Coreia do Sul é um país do sudeste asiático, tem terreno montanhoso, banhado pelo Oceano Pacífico, localizado na porção meridional da Península da Coreia. O topônimo Coreia deriva-se de Koryo, "alto e belo", nome da dinastia que governou o país de 918 a.C. até 1392 d.C.
Em virtude de seu acelerado desenvolvimento industrial e econômico durante a década de 1970, formou, juntamente com Cingapura, Hong Kong e Taiwan, os “Tigres Asiáticos”. Seu Produto Interno Bruto (PIB) cresceu, em média, 9,1% ao ano entre 1980 e 1993, uma das taxas mais altas do mundo.
Quatro grandes chaebols controlam a economia coreana e têm forte atuação no mercado internacional: Hyunday, Daewoo, Samsung e Lucky Gold Star.
Brasão da Coreia do Sul
Dados da Coreia do Sul:
Extensão territorial: 99.016 km².
Localização: Ásia.
Capital: Seul.
Clima: Temperado continental.
Governo: República com forma mista de governo.
Presidente: Lee Myung-bak.
Divisão administrativa: 9 províncias e 6 cidades especiais.
Idioma: Coreano.
Religião: Cristianismo 40,8% (católicos 18,9%, independentes 16,4%, outros 10,8%, dupla filiação 5,3%), crenças tradicionais 15,6%, Budismo