Dureza das sementes
FISIOLOGIA VEGETAL
ROTEIRO DE AULA PRÁTICA
1. GERMINAÇÃO E DORMÊNCIA (DO TIPO “DUREZA” DA CASCA) DAS SEMENTES
2. Objetivos
Verificar se há dormência nas espécies vegetais, o tempo e o ritmo de germinação.
3. Indicação da adequação da aula prática
Ensino médio.
4. Material e métodos
-Organize um pequeno experimento com sementes de milho, feijão e girassol.
-Separe 15 sementes de cada espécie (milho, feijão, girassol).
-Coloque cinco sementes de milho em imersão em água pura por 10 minutos; outras cinco sementes em imersão em água fervente por 10 minutos; e as outras cinco faça um leve lixamento da casca com lixa para unhas.
-Repita o mesmo procedimento com as sementes de feijão e girassol;
-Depois do tempo percorrido separe três copinhos com areia para cada tipo de semente, no caso você irá usar nove copinhos, então coloque para germinar no primeiro copinho cinco sementes de milho em imersão em água pura, no próximo cinco sementes em imersão em água fervente e no outro cinco sementes lixadas, repita o mesmo procedimento com o feijão e o girassol.
- Durante dez dias, você anotará diariamente o número de sementes germinadas.
5. Resultados esperados
Espera-se que durante os dois primeiros dias nenhuma das sementes irão germinar, porém a partir do terceiro dia as sementes de feijão e de girassol irão começar a germinar, primeiro as de imersão em água quente e fria e logo após as sementes lixadas. Com o passar dos dias elas irão crescer de tamanho cada vez mais, principalmente as de feijão, porém apenas no ultimo dia do experimento que as sementes de milho em imersão em água fervente irão começar a germinar, ao contrário das outras sementes de girassol e feijão que já nos primeiros dias começaram a germinar.
Iremos observar que nem todas as sementes possuem dureza, e elas não germinam ao mesmo tempo, no caso do milho que germinou no ultimo dia.
Algumas sementes não germinam na natureza até que elas sejam escarificadas,