Resumo a linguagem marilena chaui
CURSO: GTI
DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
ALUNO: JULIANA DE SOUZA OLIVEIRA
PROFESSOR: NAILTON MATOS
CAPÍTULO 5- A LINGUAGEM
(Resumo)
O texto a linguagem da escritora Marilena Chauí, explica as diferentes teorias do surgimento da linguagem humana.
A autora explica as linhas de raciocínio de Aristóteles e Rousseau nos primeiros parágrafos onde diferencia o homem dos outros animais, pois somente o homem possui a palavra, diferente dos animais que possuem somente voz, ou seja, o animal só produz sons para expressar suas necessidades instintivas.
Para Rousseau, a linguagem surgiu de uma forte necessidade de comunicar seus sentimentos e pensamentos, desde que o homem foi reconhecido como ser pensante e sensível e buscou meios para isso através de gestos e vozes.
Já Platão considerava a linguagem um remédio, veneno ou cosmético, remédio para o conhecimento, pois pelo diálogo podemos descobrir a nossa ignorância e aprender com outros, veneno, pois as palavras podem seduzir, iludir, e cosmético para esconder a verdade como uma máscara ou maquiagem.
Outra teoria acredita que a linguagem nasceu das necessidades como a fome, a sede, como forma de proteção, a linguagem nasceu das emoções, do riso, do prazer, do amor ou do ódio, pois as primeiras línguas eram cantantes e apaixonadas antes de serem simples e metódicas.
Todas essas teorias tem o mesmo objetivo, tentar explicar o que motivou a linguagem humana.
A linguagem ganha força e tem poder encantatório nas religiões, que acreditam que certas palavras podem uni-las aos seus deuses ou liga-los a um outro lugar, por exemplo o céu, assim também acontece nos rituais de feitiçaria, nas lendas e nos contos de fada, onde as palavras assumem poder.
As palavras também assumem efeito contrário criando os tabus, que são algumas palavras que não podem ser ditas pois trazem algum mal ao falante, alguns exemplos são: demônio, diabo, existem