Resumo a Felicidade - filosofia da educação
Ao conhecer o bem conhecessem também a verdade a justiça e beleza. É por esse motivo que a concepção ética de Platão ficou conhecida como “metafisica do bem”. A forma do bem é, por conseguinte o fundamento dialético.
Para Platão, a felicidade é o resultado final de uma vida dedicada a um conhecimento que vai se realizando progressivamente até se atingir a ideia do bem que seria sintetizado na seguinte ideia: Conhecimento = Bondade = Felicidade.
A ascensão dialética método de dialogar praticado pelo filosofo Platão não dependeria apenas a elevação do ser da pessoa.
Página: 22
Construir o bem de todos
Para Platão a política era a mais nobre das atividades de todo o campo da ciências pois tinha como objeto atingir a vida dos cidadãos gregos através da Pólis. Por isso, seu projeto politico-filosófico visou a construção de uma sociedade justa promovendo o bem de todos, com essa ideia publicado em uma das suas obras intitulado de A República, idealizou uma sociedade organizada em torno de três atividades: Produção dos bens matérias e de alimentos, Defesa da cidade e a administração da Pólis. Dentro dessa organização, a cada cidadão caberia uma função social o que seria definido com base em sua própria natureza.
Página: 22
Aristóteles: Vida teórica e prática
Aristóteles refutou a teoria do mundo das ideias, propondo um pensamento que embora valorizasse a atividade intelectual, teórica e contemplativa como fundamental, resgatava o papel dos bens humanos, terrenos, materiais para alcançar uma vida boa.
Página: 22
Exercitar a contemplação
A palavra virtude é entendida como propriedade mais característica e essencial de um ser, aquele cujo exercício conduz á excelência ou perfeição desse ser, trazendo-lhe prazer. Aristóteles afirmava que um ser só alcança seu fim quando cumpre a função que lhe é própria e o distingue dos demais seres, isto é sua virtude. O ser