filossifos socrates patão e aristotelis
2430 palavras
10 páginas
O FILOSOFO ARISTÓELESAristóteles nasceu em Estagira, no norte da Grécia. Tinha ligações com a família real da Macedônia, seu pai sendo médico do rei Filipe. Aos 17 anos foi enviado para estudar na Academia de Platão, em Atenas. Permaneceu ali por 20 anos até a morte de Platão. Em 343 aceitou o convite para se tornar o preceptor de Alexandre, filho do rei Macedônio. Voltou para Atenas com 49 anos e fundou o Liceu. Como Sócrates, porém, foi acusado de impiedade. Fugiu para não permitir que os atenienses "pecassem duas vezes contra a filosofia", mas morreu um ano depois de uma doença estomacal.
ASPECTOS GERAIS DO PENSAMENTO DE ARISTÓTELES
Conforme a metafísica aristotélica, todo ser tendo necessariamente à concretização da sua natureza, à realização plena de sua forma: nisto está seu fim, o seu bem, a sua felicidade, e por consequência, a sua lei. Como a razão é a essência característica do homem, o realiza a sua natureza vivendo racionalmente, e sendo disto consciente. É desta maneira que ele alcança a felicidade e a virtude, isto é, a felicidade mediante a virtude, que é precisamente uma atividade de pressupõe o conhecimento racional. Logo, o fim do homem é a felicidade, para a qual é necessária a virtude, que, por sua vez, necessita da razão. Característica da ética aristotélica é a harmonia entre paixão e razão, virtude e felicidade; e também a doutrina de que a virtude é um justo meio, e um hábito racional.
A IDÉIA DE JUSTIÇA SEGUNDO ARISTÓTELES
, A Justiça Corretiva
A espécie Corretiva é a segunda prevista na Ética a Nicômaco. Ela resulta em um "principio corretivo" frente às relações privadas, sejam elas voluntárias ou involuntárias, as primeiras, contratuais, e as últimas delituosas. O principio da igualdade é encarado de forma diversa, em proporção matemática, cuidando somente de medir os ganhos e perdas de modo impessoal, as coisas e as ações são levadas em conta pelo seu valor objetivo, e não mais pela qualidade das pessoas.
Essa ideia de