Inclusao Social
Diante de um mundo padronizado, arraigado numa lógica capitalista de exclusão social da pessoa com deficiência, como um país democrático pode atender aos interesses dessa minoria, permitindo que ela tenha acesso ao mercado de trabalho?
Pensar em inclusão[10] é pressupor a existência de excluídos. Conceber a inclusão social, pois, é conjecturar uma realidade de pessoas socialmente segregadas.
Quando se pensa em direito à igualdade, intuitivamente as pessoas são levadas a construção de juízo no qual todos, sem distinção de qualquer natureza, devem ter o mesmo tratamento jurídico. Traça-se ideia, portanto, que perpassa na validade de uma só regra aplicável a todos indistintamente. Enfim, inicialmente, quando se pensa em direito à igualdade, perfaz-se o entendimento de que todos devem possuir a mesma cobertura jurídica, o mesmo respaldo normativo, sem qualquer distinção.
O que são ações afirmativas? Entende-se por ações afirmativas o conjunto de medidas especiais voltadas a grupos discriminados e vitimados pela exclusão social ocorridos no passado ou no presente.
Qual o objetivo das ações afirmativas?O objetivo das ações afirmativas é eliminar as desigualdades e segregações, de forma que não se mantenham grupos elitizados e grupos marginalizados na sociedade, ou seja, busca-se uma composição diversificada onde não haja o predomínio de raças, etnias, religiões, gênero, etc.
Como são feitas as ações afirmativas?Por meio de políticas que propiciem uma maior participação destes grupos discriminados na educação, na saúde, no emprego, na aquisição de bens materiais, em redes de proteção social e de reconhecimento cultural.
Econômica: Trata-se da pobreza, situação em que o indivíduo está privado de recursos e é caracterizado por má