Resumo vazquez cap 1
RESENHA DO LIVRO ÉTICA
CAPÍTULO I RECIFE
2014
CAPÍTULO I - OBJETO DA ÉTICA
1. Problemas morais e problemas éticos
Existem situações em nosso dia a dia que baseadas em julgamentos de outros membros da sociedade, podem apresentar problemas quanto a interpretação pois são regidos pelas normas da moral. O indivíduo, um conjunto de pessoas ou até mesmo sociedades são pautam seus comportamentos de acordo com normas que julgam ser mais adequadas cumprir, é a partir daí que podemos dizer que o homem deixa de agir espontaneamente e age moralmente.
De um lado temos o as ações dos indivíduos e de outro temos o julgamento que as demais pessoas fazem desses atos. A reflexão a respeito dos comportamentos práticos, são regidos pela teoria moral.
Os problemas prático – morais são responsáveis pelas situações concretas, enquanto os problemas éticos são de natureza genérica. O comportamento prático-moral muda de tempos em tempos e uma sociedade para outra. Com o passar dos anos, esse comportamento veio adquirindo a qualidade de teoria moral, sendo objeto de estudo e reflexão, quando se verifica essa passagem, que coincide com o início do pensamento filosófico, estamos na esfera dos problemas teórico-morais ou éticos.
O problema da essência do ato moral remete ao problema central de responsabilidade. Se fala em comportamento moral quando o sujeito é responsável pelos seus atos. A liberdade da vontade de escolher sempre gera uma ideia de responsabilidade que pode ser um faotr limitador para a liberdade de escolha entre comportamentos.
Já os problemas éticos são caracterizados pela sua generalidade, ou seja, com a ajuda de uma norma estes são reconhecidos como bons ou moralmente valiosos. Na ética não há uma norma de ação para cada situação esta seria um problema prático-moral,