voleibol
O Voleibol é um jogo desportivo colectivo, jogado sobre uma área de 18 metros de comprimento por 9 de largura, dividida por uma rede em duas partes iguais e opondo duas equipas compostas por seis elementos. Tendo como objectivo, fazer a bola tocar no terreno de jogo adversário, passando por cima da rede.
Teve origem no Mintonette, jogo que foi criado em 1825, por William Morgam, Professor de Educação Física no colégio de Holioke, em Massachussets E.U.A, na tentativa de encontrar uma actividade recreativa para os alunos homens de negócios que frequentavam os seus cursos, pensou num jogo que não fosse tão fatigante como basquetebol e que não necessita-se de tanto material e espaço como ténis.
Este jogo percursor do Voleibol, inicialmente era jogado com a câmara de ar de uma bola de basquetebol, num recinto rectangular entre duas equipas que deveriam manter a bola em movimento fazendo-a transpor uma rede até que ela tocasse no campo do adversário ou fosse batida para fora do terreno de jogo, assim, este jogo poderia ser praticado em qualquer lugar e por um qualquer número de jogadores. Em 1986, durante uma primeira exibição pública deste jogo, o Professor A. Halstread sugeriu a mudança do nome da modalidade para Volley-ball, designação que perdurou e é universalmente aceite.
A expansão do Voleibol primeiramente nos países limítrofes dos E.U.A, nomeadamente no Canadá (1900), Cuba (1905), Porto Rico (1909), Uruguai (1912), Brasil e Perú (1917).
Chegou à China e ao Japão em 1908 e durante a Primeira Guerra Mundial foi introduzido na Europa pelas tropas norte–americanas, desenvolvendo-se rapidamente pela França, Checoslováquia, Bulgária e União Soviética.
À medida que se expandiu o Voleibol evoluiu e desenvolveu-se de modo diferente nos vários países, em relação ao estilo de jogo e às próprias regras (nº de jogadores, nº de tentativas de serviço, …). Somente após a criação da F.I.V.B (Federação Internacional de Voleibol) em