Estrutura do Budismo
Nessa lista de dez, existem três atos perniciosos do corpo, quatro da fala e três da mente.
CORPO
Os três do corpo são a MORTE INTENCIONAL, o ROUBO e a MÁ CONDUTA SEXUAL. Estas três não-virtudes são negativas porque causam dano e sofrimento.
FALA
Os quatro atos seguintes estão ligados a fala e são mais difíceis de serem reconhecidos e tratados do que as não-virtudes físicas.
O primeiro é a FALA ÁSPERA E ABUSIVA.
O segundo tipo de não-virtude verbal é a MENTIRA.. Mentir é dizer intencionalmente o que não é verdade e pode ter várias motivações.
O terceiro é A CALÚNIA, ou FALA QUE DIFAMA. A calúnia pode ser uma espécie de mentira ou a verdade simples aliada a uma motivação para causar dano ou criar um conflito.
A quarta é A CONVERSA OCIOSA, é considerada a mais leve de todas as 10 não-virtudes. A conversa ociosa é a fala motivada por aflições mentais, como o apego, a raiva, a inveja, o orgulho e a ilusão.
MENTE
A primeira é a MALÍCIA.. A malícia é a intenção de causar dano.
A segunda é A AVAREZA, o ANSEIO PELAS POSSES de outra pessoa.
A terceira das não-virtudes da mente é AGARRAR-SE A FALSAS VISÕES, que é tida como a mais perniciosa de todas as 10 não-virtudes. "As falsas ilusões" se referem a conceitos errados sobre a natureza da realidade. Um exemplo de falsa visão é acreditar que as ações não têm conseqüências morais.
Paralelo a lista Budista das dez não-virtudes existe a lista das DEZ VIRTUDES. Elas são o oposto correspondente das não-virtudes. Por exemplo, a virtude oposta a matar é PROTEGER A VIDA, e a virtude correspondente a fala áspera é a FALA GENTIL.