As Grandes Religiões Mundiais
ENGENHARIA MECÂNICA
CULTURA RELIGIOSA
AS GRANDES RELIGIÕES MUNDIAIS
RAIDELSON LIMA DOS SANTOS
Manaus/AM
2014
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por finalidade dar uma ênfase em uma das religiões que se destaca por apresentar diversos assuntos interessantes, o Budismo. Esta religião abrange uma variedade de tradições, crenças e práticas baseadas nos ensinamentos e conhecimentos adquiridos no decorrer dos tempos se destacando por seus princípios e ensinamentos éticos.
BUDISMO
HISTÓRICO
O budismo não é só uma religião, mas também um sistema ético e filosófico, originário da região da Índia. Foi criado por Sidarta Gautama (563 - 483 a.C.), também conhecido como Buda. Este criou o budismo por volta do século VI a.C. Ele é considerado pelos seguidores da religião como sendo um guia espiritual e não um deus. Desta forma, os seguidores podem seguir normalmente outras religiões e não apenas o budismo.
DEUS
O Budismo é a religião que prega o Buda, mas ele não era um Deus, o mesmo nunca fez esse tipo de afirmação, nem de que ele era o filho de algum Deus ou mesmo o mensageiro de algum Deus. Ele era um ser humano comum que aperfeiçoou a si mesmo e ensinou que se seguirmos o seu exemplo também poderemos nos aperfeiçoar e descobrir a verdade que ele descobriu e que constitui a Lei da Natureza.
HOMEM, SUA ORIGEM, SEU DESTINO
Resumindo a descoberta do Buda, podemos dizer que: “você existe porque eu existo, eu existo porque você existe”, a esta relação dá-se o nome de “en-gui” (Lei da Interdependência ou Ciclicidade Universal). Desta forma é reconhecido pelos adeptos que o Budismo ajuda os seres sencientes a alcançar o fim do sofrimento (ou Dukkha), alcançando o