Resumo Um Olhar Reflexivo
Danilo Magalhães
As aulas de Química ministradas em escolas da rede pública de ensino vêm sendo pauta de discussões no que diz respeito à eficácia do ensino. O fato observado é que estas aulas vêm se mostrando cada vez mais ineficazes, o que agrava ainda mais a qualidade do ensino. A desmotivação e falta de interesse dos alunos acompanham este lamentável quadro da realidade da educação brasileira.
As fatídicas aulas expositivas e descontextualizadas vêm contribuindo com o crescente desinteresse dos alunos como também mostra a desmotivação dos profissionais da área. Outros fatores que contribuem com o quadro da ineficácia do ensino devem ser salientados como o espaço escolar. Este por sua vez se demostra inadequado e pouco atrativo, um espaço que vai de encontro à de uma instituição que promove a cidadania. Os materiais didáticos e auxiliares se mostram deficientes quanto a quantidade no caso de livros e dos quadros e mobílias das salas que se encontram em inadequações e péssimas condições.
As questões pertinentes aos profissionais da área tais como rotatividade de professores, baixa remuneração, péssimas condições de trabalho, corroboram para o quadro alarmante da educação do país e em especial da escola pesquisada. A ausência de políticas educacionais mostra o descaso e abandono da rede de ensino pública, culminando no aumento de problemas sociais.
Os currículos estabelecidos pelos órgãos competentes vem se demostrando ineficazes, eles se encontram engessados, sem qualquer revisão ou modificação, sem participação efetiva dos professores, os quais são peças chaves neste processo de ensino-aprendizagem. Os conteúdos previstos nos currículos do ensino de Química se mostram sem ligação entre eles, são desconexos, dificultando a aplicação do ensino comprometendo a compreensão dos conteúdos.
Existem ideias que podem contribuir para a melhoria do ensino, tais como: