RELATO DE EXPERIENCIA: vivencias pedagógicas no Processo de Inclusão Escolar, a partir do projeto Sala do Educador na E.E. Criança Cidadã.
1
2
Adriana Soares Beserra
Cleide Apª. Ferreira da Silva
RESUMO
O presente trabalho trata de relato de experiência desenvolvida na E.E. Criança Cidadã no projeto Sala de Educador ano 2013, tendo como foco identificar e analisar a possibilidade de mudança de concepção e prática dos profissionais docentes e não docentes á partir de analise de diários reflexivos construídos no percurso de formação. A necessidade de se fazer o presente está diretamente ligada à ação pedagógica e as angustias pessoais frente ao ensino e aprendizagem na educação inclusiva. A abordagem metodológica pela qual essa envereda, pauta-se na pesquisa participante tendo em vista o envolvimento direto das pesquisadoras, no processo de formação. Os sujeitos envolvidos são dois professores e um profissional não docentes que participaram do projeto Sala do Educador ano 2013. Assim, este artigo apresenta parte de recorte de pesquisa concluída, enfocando principalmente o ato educativo como intervenção pedagógica construída a partir das formações realizadas.
Palavras - chaves: Formação Continuada, Prática Pedagógica, Educação Inclusiva.
Introdução
A E.E. Criança Cidadã assim como outras escolas da rede pública do Estado de Mato
Grosso desenvolve formação continuada com professores, desde 1999 no inicio sem articulação com as ações politicas de educação do Estado.
O olhar sobre a formação
continuada de professores surge naquele período como forma de pensar sobre as dificuldades enfrentadas pelos professores sobre a prática pedagógica, esse momento de estudos ajudava a construir reflexões e ações acerca do processo de ensino e aprendizagem.
A partir do ano de 2004 o Estado de Mato em meio a implementação do Ciclo de
Formação Humana, normatiza o projeto “Sala de Professor” com intuito de parametrizar e orientar as ações