RESUMO TRABALHO
Para apurarmos os custos básicos de produção devemos observar três grandes grupos: mão de obra, materiais e custos gerais de fabricação.
Em algumas empresas as unidades equivalentes são consideradas baseando-se nos múltiplos equivalentes de produção, em que um mesmo produto que ficou em processo recebe diferentes proporções de custos em cada item de produção.
A partir dos valores mensais, por produto, já apurados, podemos calcular o custo unitário e o valor total que será contabilizado nos estoques de produtos em processo e nos estoques de produtos prontos.
FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA
O preço de venda pode ser definido através de diferentes perspectivas, neste caso será relacionada com os conceitos de custos.
Toda empresa, independente da atividade, seja industrial, comercial ou de serviços, precisa determinar, com precisão, seus preços de venda, sob pena de perder mercados por praticar preços acima da concorrência ou sofrer prejuízos pela venda de seus produtos, mercadorias e serviços abaixo do custo.
A formação do preço de venda, basicamente, pode ser simplificada pela equação Custo + Lucro + Despesas Variáveis = Preço de Venda.
Abaixo, os cálculos dos preços de venda dos produtos industrializados pela empresa.
1.2 ANÁLISE CUSTO/VOLUME/LUCRO
A análise custo/volume/lucro é uma das ferramentas da contabilidade gerencial que objetiva gerenciar o melhor desempenho das empresas e conduz a importantes conceitos como margem de contribuição total e unitária e ponto de equilíbrio.
Esta análise está focada, especialmente nos custos variáveis e possibilita à empresa estabelecer a quantidade mínima de produção e vendas para manter-se em equilíbrio.
1.2.1 Calcular a Margem de Contribuição total e unitária de cada produto
Por meio da análise conjugada do custo e do volume de produção em relação à margem de lucro desejada, é possível projetar resultados em diversos níveis de produção e vendas, bem como realizar uma análise mais apurada do