Resumo tga
Características:
* Foco na produção; * Produção em massa; * Padronização dos serviços; * Maximizar a produção, minimizando perdas e desperdícios; * Racionalização do trabalho; * Homem Econômico: usavam e pensavam apenas na lucratividade.
Criticas:
* Restrições as tarefas; * Visão microscópica dos funcionários; * Ausência de comprovação cientifica; * Super especialização dos funcionários; * Falta de foco nas pessoas.
Sistema fechado: Falta de visão em relação a um todo (visão limitada)
2- Teoria clássica:
A Teoria Clássica, encabeçada por Fayol, tinha como preocupação básica aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e disposição dos órgãos competentes da organização e das suas inter-relações estruturais. Sua principal característica é a ênfase na estrutura.
Características:
* Divisão do Trabalho – especialização das tarefas e pessoas para a máxima eficiência; * Autoridade e Responsabilidade - (LIDERANÇA AUTOCRÁTICA); * Disciplina; * Unidade de Comando; * Remuneração do Pessoal; * Centralização;
Como a Teoria Clássica da Administração de Fayol enfatiza a estrutura da organização, fez-se necessário ao teórico distinguir as funções essenciais de uma empresa. São elas: * Técnicas – relacionadas à produção; * Comerciais – compra e venda; * Financeiras – captação e gerenciamento de capitais; * Segurança – proteção do patrimônio e das pessoas; * Contábeis – inventários, balanços, etc.; * Administrativas – integram as outras funções.
Fayol destacou as funções administrativas ou elementos da