RESUMO TEXTO MATERNIDADE E PATERNIDADE
A maternidade está além da gravidez. Quando a mulher sente o desejo em ter um filho estamos falando em maternidade. A gravidez é um momento da maternidade. Para Maldonado (1981) maternidade poderá ser conceituada:
“É um momento existencial extremamente importante no ciclo de vital feminino que pode dar à mulher a oportunidade de atingir novos níveis de integração e desenvolvimento da personalidade. Sobretudo, é durante a gravidez que se iniciam a formação do vínculo materno filial e a reestruturação da rede de intercomunicação da família – ponto de partida de um novo equilíbrio dinâmico na unidade familiar”.
A paternidade é tida como função simbólica podendo ser ocupada por qualquer pessoa, desde que a mesma exerça e estabeleça uma relação de afeto, carinho e responsabilidade sobre seu filho. Assim considerando que, para uma pessoa tornar-se pai, independente de sexo, raça ou etnia.
Antigamente o papel da mulher era ser dona do lar, cuidar dos filhos e marido, ser paciente e passiva nas suas relações, demonstrar afetividade aos filhos, não ter voz ativa na família. Hoje esse papel sofreu mudanças ao longo dos tempos. A mulher trabalha e ajuda financeiramente muitas vezes o marido. Apresenta vários papéis, são eles: esposa, mulher, mãe, funcionária, filha. Demonstra voz ativa e participada da educação e das decisões da família.
No passado o papel do homem era ser o provedor e responsável pelo sustento da família da família. A voz ativa pertencia a ele. Era afastado emocionalmente dos filhos. Nos dias atuais seu papel sofreu modificações. Ele divide responsabilidades com a esposa. Não é o único que possui voz ativa no lar. Tem aproximação afetiva com a mulher e filhos. Em algumas famílias ajuda nas atividades domésticas.
Para a psicanalise a representação paterna apresenta algumas funções, são elas:
Dos 06 aos 12 meses: O contato físico na relação pai bebê é importante na estruturação do ego. Exemplo: o genitor colocar seu bebê