bioetica
A BIOÉTICA E A INTERFACE COM O DIREITO
A BIOÉTICA E A INTERFACE COM O DIREITO
Trabalho apresentado à disciplina Cultura Religiosa: Pessoa e Sociedade, do Curso de Engenharia Civil, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – Campus Coração Eucarístico.
Belo Horizonte
2014
A BIOÉTICA E A INTERFACE COM O DIREITO
TEXTO 9
A palavra “Bioética” surgiu em 1970 e é um neologismo entre “Biologia” e “Ética”, e estabeleceu valores éticos e fatos biológicos para a sobrevivência do ecossistema. A Bioética é o território a partir do qual ocorre o confronto entre os problemas surgidos devido ao progresso das ciências biomédicas, das ciências da vida e das ciências humanas. Investiga-se as condições necessárias para uma administração responsável da vida humana, animal e responsabilidade ambiental. Ou seja, é a ética aplicada à vida, e abrange temas que vão desde uma simples relação interpessoal até fatores que interferem na sobrevivência do próprio planeta, tais como: aborto, eutanásia, contracepção, clonagem, transgênicos, drogas, uso de psicofármacos, esterilização, tecnologia de fecundação humana, transplante e doação e órgãos, pesquisas com células-tronco, testes em animais, contaminação e degradação da biosfera, etc.
Quanto à “ética”, é uma palavra do grego “ethos”, que significa caráter, modo de ser, bom costume. É um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade e serve para que haja equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. É constituída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Para quem trabalha na área da saúde, tais temas podem parecer estarem longe, mas em algum momento terão de ser enfrentados e assim, é preciso unir os conhecimentos científicos e