Resumo texto açucar gilberto freyre
Curso: Gastronomia
Professor: Dr. Ramsés Nunes e Silva
Aluno: Thiago Pimenta
Resumo Sobre O Primeiro Capitulo Do Livro Açúcar Do Escritor Gilberto Freyre
O primeiro capitulo do livro açúcar do escritor Gilberto Freyre é muito enriquecedor pois ele narra com muita clareza os costumes, cotidiano e origens de muitas das nossas preparações .
Vimos que o açúcar está presente no paladar do povo brasileiro pois nossos colonizadores com toda sua bagagem gastronômica , nossos habitantes locais e todos os outros povos que habitaram no nosso pais introduziram ao nosso paladar o gosto pelo doce.
Quando os povos Portugueses chegaram ao Brasil com todas suas técnicas e costumes gastronômicos trouxeram com eles uma ampla variedades de doces, bolos, sobremesas tradicionais do seu pais e algumas receitas introduzidas por povos por eles também colonizados, a exemplo dos mouros com os alfenins, alféloa, entre outros doces de origem árabe. Vimos que quando atracaram em terras brasileiras se depararam com uma riquíssima variedades de frutas tropicais que eles ainda não haviam provado e prontamente readaptaram e até mesmo inventaram novas preparações com matéria prima local.
Essas misturas de sabores nomeada no próprio texto pelo escritor como "simbiose eurotropical", termo utilizado para definir o estágio final de adaptação atingido por alguns doces meio-portugueses, meio- brasileiros, temperados com pitadas da cozinha africana, indígena e portuguesa..
Outro detalhe que pude reparar no texto de Gilberto Freyre foi que o escritor quis recuperar essa arte simbólica mediante receitas do período patriarcal, originárias das cozinhas das casas-grandes do Nordeste, da fase de esplendor da cultura açucareira. As práticas antigas, a forma de preparar e decorar os doces, os utensílios utilizados e à própria geografia e usos do açúcar, questões que são discutidas em "Açúcar".
Percebi que o escritor também retrata com perfeição os doces que saem de moda ou permanecem, as