resumo Teorias da admistraçao
O mundo de hoje é uma sociedade composta de organizações. Todas as atividades voltadas para produção de bens ou para produção de serviços são planejadas, coordenadas, dirigidas e controladas dentro de organizações. Todas as organizações são constituídas de pessoas e de recursos não-humanos. A vida das pessoas depende das organizações e estas dependem do trabalho daquelas. As pessoas nascem, crescem aprendem, vivem, trabalham, se divertem, são tratadas e morrem dentro de organizações.
As organizações são extremamente heterogêneas e diversificadas, de tamanhos diferentes, de características diferentes, estruturas diferentes, de objetivos diferentes. Existem organizações lucrativas e não lucrativas. A teoria administrativa é o campo do conhecimento humano que se ocupa do estudo das organizações em geral. Pelo seu tamanho e complexidade de suas operações, as organizações quando atingem um certo porte precisam ser administradas e sua administração requer todo um aparato de pessoas estratificadas em diversos níveis hierárquico que se ocupam de incumbências diferentes.
A teoria Geral da Administração (TGA) é o campo o conhecimento humano que se ocupa do estudo da administração em geral, não se preocupando onde ela seja aplicada. Há pelo menos três tipos de habilidades necessárias para que o administrador possa executar eficazmente o processo administrativo:
- habilidade técnica: consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamento necessários para realização de suas tarefas específicas, por meio de sua instrução, experiência e educação;
- habilidade humana: consiste na capacidade e discernimento para trabalhar com pessoas, compreender suas atitudes e motivações e aplicar uma liderança eficaz.
- habilidade conceitual: consiste na habilidade para compreender as complexidades da organização global e o ajustamento do comportamento da pessoa dentro da organização. A TGA propõe a desenvolver a habilidade conceitual, embora não