Resumo do livro linguagem corporal
PEASE, Allan; PEASE, Barbara “Desvendando os segredos da linguagem corporal” tradução Pedro Jorgensen Junior. - Rio de Janeiro: Sextante, 2005 p- 34-54.
Allan e Barbara Pease são australianos. Ela é a escritora que mais vende na Austrália tendo produzido sozinha ou com o marido, Allan, Best-Sellers onde venderam mais de 20 milhões de exemplares. Possuem uma empresa a “Pease Training International” qual produz vídeos e promove cursos de treinamento e seminários para empresas e órgãos governamentais em todo o mundo. Eles juntos escreveram: “Por que os homens mentem e as mulheres choram?”; “Por que os homens fazem sexo e as mulheres fazem amor?”; Entre outros.
Resumo do capítulo: “Como as palmas das mãos e os apertos de mão são usados para controlar”.
As mãos são a ferramenta mais importante da evolução humana. Um gesto que é responsável por definir se o que vai se estabelecer é uma relação de dominação, de submissão ou um jogo de poder.
O interessante é que, à medida que a pessoa se habitua a fazer gestos com as mãos espalmadas, a sua tendência a contar mentiras diminui. A maioria das pessoas acha difícil mentir fazendo esse gesto.
Isto acontece porque as emoções e os gestos têm uma estreita relação de reciprocidade.
“Virar a mão para baixo muda completamente a maneira como os outros o percebem. Lembre-se do gesto de Hitler”.
Uma análise dos estilos de aperto de mão: O aperto de mão quando você está com a palma das mãos para baixo emite dominação, quando quer demonstrar subimissão usa-se o aperto de mão com a palma virada para cima e para demonstrar igualdade as mãos têm de estar na posição vertical e assim é criada uma relação equilibrada.
Existem os piores apertos de mão, que são os que têm de serem evitados sempre, por exemplo: Cumprimentos com as mãos frias e pegajosas, apertar a mão da pessoa com força, sacudir rapidamente os braços, aperto com ponta dos dedos, braços muito esticados e etc.