O LIVRO O CORPO FALA
Citação retirada do livro “O Corpo Fala” realizado pelo acadêmico Aelison Rodrigues Bastos do primeiro período de Educação Física da Faculdade São Paulo-FSP. “A vida é um fluxo constante de energia e a linguagem do corpo é a linguagem da vida; logo temos que conhecer a energia em nós”. (Weil, Pierre; Tompakow, Roland)
O livro procura mostrar a linguagem manifestada pelo corpo, nos diversos tipos de relacionamentos humanos que temos ao longo de nossas vidas. O livro é divido em duas partes, A primeira é teórica e a segunda, prática. Tem várias ilustrações de expressão corporal, que o torna diferente por se tratar de um aspecto do corpo humano, impossível de ser transmitida somente por palavras. Ao iniciar a leitura, compreendemos que desde tempos primórdios o homem se preocupava em estudar seu comportamento físico e intelectual.
A primeira parte do livro trata de informações teóricas, bem como a origem da esfinge e o significado de cada membro que a compõe. O corpo de boi representa a vida instintiva e vegetativa humana, o tórax de leão a emocional e a águia, a mental. E finalmente, a face de homem que nada mais é do que a soma dos três juntos. A segunda parte, diz respeito à praticidade do livro. Ele é abordado com ilustrações de mensagens repassadas para indivíduos, através da linguagem corporal. Elas são expressadas voluntarias ou involuntariamente, na maioria das vezes as pessoas falam com o corpo, e não se dão conta disso.
O homem somente conseguirá o equilíbrio, quando dominar os “três animais” dentro de si e nada acontece na vida sem que este equilíbrio se estabeleça. A forma como as pessoas se comportam, como colocam os membros em nossa direção ou em direção oposta pode nos dizer sobre seu interesse em que continuemos nossa comunicação, nossa interlocução ou não.
CONCLUSÃO/ CONSIDERAÇÕES FINAIS
Concluindo, através da linguagem do corpo, mesmo que inconsciente, podemos transmitir muitas coisas aos outros, porém,