resumo teorias da administração na psicologia organizacional
Administração cientifica Taylor
Administração Científica
Taylor vem falando que a organização e a administração devem ser estudadas e tratadas cientificamente que o empirismo e o improviso deve ceder lugar ao planejamento e a ciência. Taylor procurou aplicar a administração científica nos padrões da produção: padronização de maquinas e ferramentas, métodos e rotinas parra execução de tarefas, prêmios de produção para incentivar a produtividade com o objetivo de assegurar o máximo de prosperidade ao patrão e ao mesmo tempo, o máximo de prosperidade ao empregado.
Organização Racional do Trabalho
Também conhecido como Administração científica, o Taylorismo é um sistema de organização industrial criado pelo engenheiro mecânico e economista norte- americano Frederick Winslow Taylor, no final do século XIX. A principal característica deste sistema é a organização e divisão de tarefas dentro de uma empresa com o objetivo de obter o máximo de rendimento e eficiência com o mínimo de tempo e atividade.
Taylor notou que os operários tinham várias formas diferentes de desempenhar o mesmo trabalho, aprendiam pela a observação uns com os outros e usavam várias técnicas diferentes e tipos de ferramentas diferentes para obter no fim o mesmo resultado. Com o intuito de padronizar essa forma de trabalho e obter maior êxodo, eficiência, e rapidez nos trabalhos substituiu a forma de trabalhar deixando os velhos métodos para trás e inovando com técnicas diferentes, criando assim a Organização Racional dos Trabalhos, (ORT).
Com a ORT Taylor fundamentou os seguintes aspectos:
Análise do Trabalho e Estudo dos Tempos e Movimentos
Racionalizou, dividiu e subdividiu todos os movimentos necessários para a execução de cada tarefa, por meio de uma série ordenada, com o intuito d economizar tempo e esforço dos operários, determinou o tempo médio que um operário levava para executar cada tarefa por meio de um cronômetro e obteve o tempo médio