Resumo - teoria geral da política, cap. 5 - norberto bobbio
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
DISCENTE: Matheus Antônio de Castro Marcelino RA: 4202712
DOCENTE: Profa. Dra. Regina Laisner
DISCIPLINA: Teoria Política
CURSO: Relações Internacionais – 2º ano (Noturno)
BOBBIO, N. Valores políticos. In: ______. Teoria geral da política: a filosofia política e as lições dos clássicos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000. Cap. 5, p. 269 – 319.
Norberto Bobbio (1909 – 2004) foi um importante filósofo político, historiador político e senador italiano. Lecionou Filosofia do Direito e Filosofia Política em universidades italianas durante mais de trinta anos.
No Cap. 5, Bobbio busca analisar a oposição “democracia x liberalismo”, que, segundo o autor, nada mais é que a oposição “igualdade x liberdade”. Além disso, procura definir os diversos conceitos relativos de liberdade, igualdade e justiça.
Durante o século XX, deu-se a democratização de regimes liberais, com o surgimento de direitos como o sufrágio universal, a previdência social e outros. Em muitos desses países, a democracia se constituiu apenas de uma formalidade. No entanto, depara-se agora com a questão da liberalização dos regimes democráticos. (p. 269 – 272) A partir dessa premissa, Bobbio analisa os três maiores argumentos marxistas contra o liberalismo. São eles: (1) as liberdades civis da doutrina liberal pretendem-se universais, mas são valores de classe, que devem desaparecer junto da classe em questão (p. 275); (2) com a existência da única classe, não existirão mais abusos de poder e a liberdade passaria a ser a de sentido de não-impedimento (p. 279); (3) a liberdade é o fim último da história e só pode acontecer com o fim do Estado, portanto o Estado liberal não concede mais liberdade que o Estado proletário. (p. 289) No entanto, a doutrina liberal, ainda que condicionada a um período histórico, determina uma exigência atemporal que não deve ser negligenciada: a luta contra abusos de