Resumo teoria da comunicaçao
Ao apreciar a natureza complexa do processo da comunicação, Hawes aponta como postulados fundamentais do ato comunicativo, a concateneidade, a simultaneidade e a funcionalidade.
Todo comunicador, exerce uma função entendida como uma ação intencional. Através da mensagem o receptor leva uma ação de interesse próprio e coletivo. O efeito é o receptor psicossocial da recepção e decodificação da mensagem.
Os meios e a função primordial da comunicação de massa
Hoje os meios de comunicação se completam, antes que se confrontam. Contudo, a sensação de vacuidade e insatisfação perdura, e isso leva o comunicador a precisar da função primordial da Comunicação de massa. Riesman analisando os efeitos do impresso caracterizou as funções socializantes que exerceu sobre comunidades analfabetas. Tal constatação nos leva a considerar que a parafernália de meios de comunicação capazes de alcançar a totalidade da massa social ainda não foi acionada para cumprir seu principal papel.
A organização social, que o compacto da massa encobre em nossos dias, se estrutura em diversos escalões, a partir do grupo familiar, no grupo econômico, no grupo profissional e no grupo político. Assim entendida, o grosso modo, a estrutura social, a função da comunicação de massa é tornar esses grupos cientes e conscientes de sua posição e de seu papel na sociedade. Fundamentado em Durkheim, Werber e outros pensadores, W. Breed admite que o problema chave de qualquer sociedade é a manutenção da ordem e coesão social.
As funções especificas. Com o surgimento da palavra e da gravura impressas, começam a delinear-se funções especificas. Desde logo, apreciam três funções básicas: 1. Informar; 2. Persuadir; 3. Divertir. Berlo critica essa divisão das funções da comunicação a partir da linguagem, pois “a motivos para crer que todo uso da linguagem tenha uma dimensão persuasiva. Lasswell propõe, como funções da comunicação, numa visão mais ampla do problema: